Tags

, , , , , , , ,

Olá, leitores!

Vocês já viram o vídeo da Dove por nome “Dove Real Beauty Sketches/Retrato Falado”? Se não viram, ele acabou se tornando o viral mais visto, com mais de 114 milhões de visualizações, em mais de 25 idiomas para os 33 canais da marca no YouTube. Para vocês terem uma ideia, só o canal Brasileiro já possui 54.279.049 visualizações.

Pois bem, a Dove vem trabalhando o conceito da real beleza há tempos. Segundo a Dove, a beleza verdadeira é aquela que as pessoas comuns possuem, sem maquiagem, com kilinhos a mais e “imperfeições” que a sociedade do século XXI impõe. Uma das primeiras campanhas que eu vi com esse conceito, mostrava uma mulher comum sendo maquiada, arrumada e tal; após a produção da personagem, uma foto foi tirada e ajustada ainda mais no Photoshop. É óbvio que a mulher ficou 1000 vezes mais bonita, mas no fundo, as pessoas sabem que aquilo tudo é montagem. A mensagem final é que nosso conceito de beleza é distorcido! (Assista aqui)

No vídeo “Retrato Falado”, um profissional recebe uma pessoa na sala e a desenha de acordo com o que ela mesma diz a respeito de si própria. Depois, uma segunda pessoa fala as características físicas da primeira que acabou de se retratar. A conclusão é que as pessoas te veem muito mais bonita do que você mesmo se vê. Está em inglês, mas se você não conseguir entender, essa é a ideia geral do vídeo: 

Após o boom do viral acima, a Scientific American publicou um estudo dizendo que a Dove está errada, que você é menos bonito do que você pensa que é. 

A minha opinião é que somos bombardeados pela mídia, praticamente temos a obrigação de sermos “perfeitos”, como verdadeiros bonecos recém saídos do Photoshop. Então, acabamos vendo imperfeições demais e muitas vezes, não enxergamos a verdadeira beleza; apenas nos achamos bonitos quando estamos arrumados, maquiados etc… Acredito que a Dove está certa! E vocês, o que pensam a respeito deste conceito de beleza?

Anúncios